“E no sexto dia Elohim terminou Sua obra que Ele tinha feito, e Ele descansou no sétimo dia, de toda obra que havia feito. E Elohim abençoou o sétimo dia, e o separou como santo, porque nele descansou de toda obra que Elohim criou.” Gênesis 2:2 e 3 [versão traduzida do hebraico, “A Restauração das Escrituras“, edição Verdadeiro Nome].
“Certamente guardareis Meus Sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá (…). Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR. (…) Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.” Êxodo 31: 13-15,17
“Deus tem uma igreja. Não é grande catedral, nem é a instituição nacional, nem são as várias denominações; trata-se do povo que ama a Deus e guarda os Seus mandamentos.” (Ellen White, Carta 108, 1886). Em breve Cristo voltará para levar Sua igreja com Ele (João 14: 1-3).
Na semana da Criação (Gênesis 1 e 2), nosso Criador, como um Pai amoroso, separou um dia específico para estar em íntima relação com a obra prima de Sua criação: o ser humano. O sétimo dia da semana foi o dia em que Deus descansou de Suas obras, abençoou e santificou para todas as gerações subsequentes (Gênesis 2:2 e 3; Êxodo 31:13 ). Assim, aqueles que guardam o sétimo dia da semana como o Dia do Senhor, reconhecem ao Deus Único e Verdadeiro como sua Suprema autoridade e como o Senhor de suas vidas: “Eu sou o Senhor, vosso Deus; andai nos Meus estatutos, e guardai os Meus juízos, e praticai-os; santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor, vosso Deus.” (Ezequiel. 20:19 e 20).
Da mesma forma, Satanás, a fim de obter para si a adoração que somente a Deus e ao Seu Filho pertencem (Apocalipse 22:1 e 3; 1 João 1:3), também inventou uma deidade para ele e um dia para ser adorado: o primeiro dia da semana. Assim, quem aceita guardar o primeiro dia da semana, reconhece a deidade de Satanás como sua suprema autoridade e como o senhor de suas vidas.
Dessa forma, o dia que escolhemos guardar mostra a quem decidimos obedecer: se ao Deus Único e Verdadeiro (1 Coríntios 8:5-6; João 17:3) ou ao(s) falso(s) deus(es) de invenção humana e a Satanás (Daniel 11: 36 a 39). A verdadeira adoração somente acontece quando a criatura decide adorar ao Deus Verdadeiro em Seu Dia Verdadeiro.
Nesta seção, você encontrará materiais que o auxiliarão na compreensão sobre o Verdadeiro Dia do Senhor. Estude com oração sincera e com o coração aberto, a fim de que a luz do quarto mandamento do Senhor brilhe intensamente em seu coração.
Cristo o guiará a toda a verdade. Ore, busque, estude e creia em Suas Palavras.
“Uma autoridade veio e disse solenemente: ‘Guarda o testemunho e sele a lei entre meus discípulos’. Então veio a repreensão, decidida, firme e cortante: ‘A verdade do sábado deve ser proclamada. É a verdade para estes últimos dias’. As palavras encontradas em Êxodo 31: 12-18 foram repetidas com grande solenidade.” Manuscript Releases, nº 760.

Livro: A História do Sábado. Obra de J. N. Andrews a respeito da história do sábado estabelecido por Deus desde a primeira semana de tempo: a semana da criação. Com base na Sagrada Escritura, Andrews mostra como o sábado do sétimo dia da criação é uma ordenança perpétua para toda a humanidade e é também um sinal estabelecido entre o Verdadeiro Deus e o Seu povo.
Disponível em https://editoradospioneiros.com.br/livros/historia-do-sabado/
—

Livro: O Sábado e o Domingo nos Primeiros Três Séculos. Obra de J. N. Andrews em que apresenta o testemunho completo dos chamados pais antenicenos (os quais viveram antes do Concílio de Niceia em 325 d.C.), com evidências incontestáveis de que a mudança do dia de guarda não partiu de Cristo nem dos apóstolos, mas dos próprios pais, tendo sido promovida gradativamente, até que o mundo inteiro passou a seguir este mandamento de homens.
Disponível em https://editoradospioneiros.com.br/livros/o-sabado-e-o-domingo-nos-primeiros-tres-seculos/

A Reforma do Sábado (material didático-explicativo sobre a observância do sétimo dia da semana como o Sábado Bíblico, com textos do Espírito de Profecia)Download

Revista “Momentos de Alegria – Um Dia Sem Estresse (material de leitura sobre os benefícios da guarda do Sábado para a saúde física, mental e espiritual)Download

Livro Estarei Pronta Para o Sábado (um manual prático sobre como melhor honrar o Dia Verdadeiro do Senhor: o sétimo dia da semana da criação) Download

Os Dez Mandamentos Detalhados (uma descrição dos 10 mandamentos de Deus com comentários do Espírito de Profecia)Download

O Sábado do Senhor – Ellen White – Capítulo 18 – Livro Vida e Ensinos – Disponível em: https://m.egwwritings.org/pt/book/1728.403#403


